/

Parabéns Leandro !


Há exatos 53 anos, no dia 17 de Março de 1959 nascia em Cabo Frio José Leandro de Souza Ferreira, mais conhecido como Leandro, um dos maiores laterais direitos da história do futebol brasileiro e principalmente do Flamengo.

Também conhecido como "Peixe-Frito" Leandro dedicou toda a sua carreira ao Flamengo, aonde chegou levado por um primo, quando tinha 17 anos, desde as categorias de base, entre 1976 e 1978, até os últimos dias dela em 1990, quando pendurou as chuteiras.

Rubro-negro de coração, Leandro foi um lateral-direito muito técnico, que apoiava bastante o ataque, mas que também marcava atrás com eficiência. Participou da era gloriosa do Flamengo, que sob o comando de Zico, conquistou no início dos anos 80 quatro Campeonatos Brasileiros, uma Taça Libertadores e um Mundial Interclubes.

Considerado por muitos jogadores, treinadores e críticos esportivos como o maior lateral-direito que o Brasil já produziu, Leandro também integrou a maravilhosa Seleção Brasileira, que disputou a Copa do Mundo de 1982, na Espanha.

Em 1985, em virtude de um série de contusões nos joelhos, Leandro passou a jogar como zagueiro e, nesta nova posição, fez parte do time rubro-negro campeão brasileiro em 1987.

Mesmo com suas constantes lesões, Leandro foi convocado por Telê Santana para a Copa de 1986. Entretanto, durante os preparativos para a competição, Leandro e Renato Gaúcho escaparam da concentração da Seleção para curtir a noite belo-horizontina (A Seleção estava hospedada na Toca da Raposa I). No retorno, Leandro não conseguiu escalar o muro e, em solidariedade ao companheiro, Renato também permaneceu do lado de fora. Em seguida, Telê cortou Renato do grupo, mas manteve o nome de Leandro. Retribuindo o gesto de solidariedade, Leandro recusou-se a participar daquela Copa.

Encerrou sua carreira precocemente em 1990, contabilizando 411 jogos e 18 gols marcados com a camisa rubro-negra. Nos dois anos seguintes, entrou mais 25 vezes em campo.

E, a título de curiosidade, ele atuou em todas as posições pelo Rubro-Negro, exceto de Goleiro.

Atualmente, é dono de uma pousada em Cabo Frio, sua cidade natal.

Seus títulos pelo Rubro-Negro são os seguintes:

1977 - VICE-CAMPEÃO CARIOCA DE JUVENIS PELO FLAMENGO

1978 - CAMPEÃO CARIOCA PELO INFANTO E PELO PROFISSIONAL E VICE-CAMPEÃO CARIOCA DE JUVENIS, TAÇA GUANABARA, SEGUNDO TURNO DO ESTADUAL, TAÇA CIDADE PALMA DE MALLORCA (ESPANHA)

1979 - PRIMEIRO TURNO DO CAMPEONATO ESTADUAL ESPECIAL, SEGUNDO TURNO DO CAMPEONATO ESTADUAL ESPECIAL, BI-CAMPEÃO CARIOCA INVICTO, TAÇA GUANABARA, PRIMEIRO TURNO DO CAMPEONATO ESTADUAL, SEGUNDO TURNO DO CAMPEONATO ESTADUAL, TRI-CAMPEONATO CARIOCA, TROFÉU RAMON DE CARRANZA (ESPANHA), TROFÉU ALENCAR PIRES BARROSO (RJ), TROFÉU JOÃO BATISTA FIGUEIREDO (DF), TAÇA GOVERNADOR ARY RIBEIRO VALADÃO (GO), TROFÉU IMPRENSA (RJ).

1980 - CAMPEONATO BRASILEIRO, TAÇA GUANABARA, TROFÉU CIDADE DE SANTANDER (ESPANHA), TROFÉU RAMON DE CARRANZA (ESPANHA), TROFÉU PERUGIA (ITÁLIA).

1981 - MUNDIAL INTERCLUBES, TAÇA LIBERTADORES DA AMÉRICA, TAÇA GUANABARA, TERCEIRO TURNO DO ESTADUAL, CAMPEONATO CARIOCA, COPA PUNTA DEL ESTE (URUGUAI), TORNEIO INTERNACIONAL DE NÁPOLES (ITÁLIA).

1982 - CAMPEONATO BRASILEIRO, TAÇA GUANABARA, TAÇA ARY RIBEIRO VALADÃO (GO), TAÇA CONFRATERNIZAÇÃO BRASIL-PARAGUAI, TROFÉU BRASIL-ARGENTINA.

1983 - CAMPEONATO BRASILEIRO, TAÇA RIO

1984 - TAÇA GUANABARA

1985 - TAÇA RIO

1986 - TAÇA RIO, CAMPEONATO CARIOCA, TROFÉU NARANJA DE VALÊNCIA (ESPANHA), TROFÉU CENTENÁRIO DO LINFIELD F.C. (IRLANDA DO NORTE), TAÇA ASSOCIAÇÃO DOS CRONISTAS ESPORTIVOS DO RIO DE JANEIRO.

1987 - CAMPEONATO BRASILEIRO, TORNEIO AIR-GABON (GABÃO), TORNEIO INTERNACIONAL DE ANGOLA, TORNEIO INTERNACIONAL ARGENTINA, TAÇA EUSÉBIO DE ANDRADE (3º. TURNO DO ESTADUAL)

1988 - TAÇA GUANABARA, COPA KIRIN (JAPÃO)



Parabéns, "Peixe-Frito" ! São os votos da equipe iFlamengoNews e de toda Nação Rubro-Negra !

SHARE

iFlamengoNews

O iFlamengoNews é o maior portal de informações do Clube de Regatas do Flamengo. Cobertura TOTAL sobre o Mais Querido do Brasil. Criado em 2012, além de reunir grande conteúdo de todas as modalidades do Flamengo, o tempo real das partidas no twitter, os artigos na fanpage do facebook, os vídeos no youtube, as entrevistas do site, as fotos do instagram, buscam deixar o rubro-negro verdadeiramente informado sobre o que acontece no clube.

  • Image
  • Image
  • Image
  • Image
  • Image
    Comentários do Blog
    Comentários do Facebook

0 comentários:

Postar um comentário